O BCI-100 é formado por 10 dimensões (sub-ordenamentos), cada uma delas associada às principais características de um conjunto de variáveis (atributos), quais sejam: i) geral, ii) governança, iii) bem-estar, iv) econômica, v) financeira, vi) domicilio, vii) saúde, viii) educação, ix) segurança e x) digital.

As variáveis foram organizadas em dois grandes grupos: i) a caracterização da cidade e ii) as dimensões socioeconômicas. Foram compiladas 112 variáveis, sendo 35 no primeiro grupo e 77 no segundo.

Características das Dimensões

As principais características do BCI-100 são resumidas na tabela abaixo, que indicam as 10 dimensões e as 77 variáveis (atributos) de cada uma das cidades analisadas:

2014_bci_temas

Dimensionalidade das Variáveis

As 77 variáveis consideradas na análise das dimensões socioeconômicas, por sua vez, também foram organizadas em dois grupos, segundo a sua dimensionalidade: i) variáveis binárias (S = sim ou N = não) e ii) variáveis numéricas (assumem qualquer valor, na unidade de medida correspondente (R$, % etc.). Todas estas variáveis foram consideradas no ranking, sendo 32 variáveis binárias.

2014_bci_atributos

Indicadores Gerais das Cidades

A caracterização da amostra de cidades do BCI-100 em função do Estado onde se localiza e do sexo, idade e partido político do prefeito é a seguinte:

2014_bci_caracteristica

Questionário

O questionário utilizado na elaboração do BCI-100, por dimensão, é apresentado a seguir:

2014_bci_questionario