O CGI-100 é formado por 7 dimensões (sub-ordenamentos), cada uma delas associada às principais características de um conjunto de variáveis (atributos), quais sejam: i) geral, ii) disclosure e transparência, iii) conselhos e diretoria, iv) propriedade e controle, v) direitos dos acionistas, vi) contabilidade e auditoria e vii) gestão de risco.

As variáveis foram organizadas em dois grandes grupos: i) a caracterização da empresa e ii) as dimensões da governança corporativa. Foram compiladas 83 variáveis, sendo 8 no primeiro grupo e 75 no segundo.

Características das Dimensões

As principais características do CGI-100 são resumidas na tabela abaixo, que indicam as 7 dimensões e as 75 variáveis (atributos) de cada uma das empresas analisadas:

2014_cgi_temas

Dimensionalidade das Variáveis

As 75 variáveis consideradas na análise da governança corporativa, por sua vez, também foram organizadas em dois grupos, segundo a sua dimensionalidade: i) variáveis binárias (S = sim ou N = não) e ii) variáveis numéricas (assumem qualquer valor, na unidade de medida correspondente (R$, % etc.). Todas estas variáveis foram consideradas no ranking, sendo 69 variáveis originalmente binárias. As 6 variáveis não-binárias, para fins de pontuação, foram transformadas em binárias.

2014_cgi_atributos

Indicadores Gerais das Empresas

A caracterização da amostra de empresas do CGI-100 em função da localização da sua sede, do setor de atividade econômica, do tipo de capital e da listagem na BM&FBovespa é a seguinte:

2014_cgi_caracteristica

Questionário

O questionário utilizado na elaboração do CGI-100, por dimensão, é apresentado a seguir:

2014_cgi_questionario